Direitos dos usuários da saúde são destaque na 1ª Semana de Humanização do HULW


Nos dias 22, 23 e 25 de novembro, vai ser realizada a 1ª Semana de Humanização do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh. O foco serão os direitos dos usuários da saúde. O evento conta com ações educativas para pacientes, familiares e colaboradores, além da realização do curso "Os direitos dos usuários no cotidiano dos cuidados e da gestão em saúde". 

A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HULW. O evento será aberto na manhã do dia 22, com atividades em frente ao Ambulatório Professor Antônio Dias dos Santos. Haverá uma palestra sobre humanização, apresentação dos direitos dos usuários e panfletagem de material informativo nos ambulatórios e nas clínicas do HULW. 

No segundo dia, a abordagem acontece no hall dos elevadores (térreo) com entrega de folders e exibição de vídeos educativos sobre humanização. No dia 25, será a vez do curso de capacitação, voltado para profissionais do hospital-escola, cujas inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por formulário via SEI (Sistema Eletrônico de Informações) até o dia 21 deste mês (23539.025564/2022-04) ou pelo link https://bit.ly/3EzzrfI.

Segundo a presidente do GTH e médica geriatra do HULW, Manuela Toledo, o evento tem como objetivo divulgar os direitos dos usuários para pacientes, acompanhantes e colaboradores. “Precisamos estar bem esclarecidos para servir melhor. A Semana de Humanização, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização, vem coroar os trabalhos do GTH e, em especial, focar na divulgação dos direitos dos usuários, que são o motivo de um hospital existir. Em contrapartida, informá-los acerca dos deveres. Todos nós somos corresponsáveis pela humanização”, disse.

Capacitação 

O curso "Os direitos dos usuários no cotidiano dos cuidados e da gestão em saúde" será realizado no dia 25 de novembro na sala de telemedicina, localizada no segundo andar. Segundo o psicólogo organizacional André Felipe Gonçalves, o objetivo é colaborar com a construção de uma cultura institucional de promoção e garantia dos direitos dos usuários do Lauro Wanderley.

“O curso visa propor a reunião de profissionais de saúde e gestores em um ambiente de ensino e aprendizagem presencial para que se promova a interação e troca de conhecimentos sobre questões relacionadas ao cotidiano do cuidado em saúde”, explicou André, que também integra o GTH.

A capacitação vai ocorrer presencialmente, nos horários da manhã e tarde, com carga horária de duas horas e trinta minutos e oferta de 30 vagas. Serão abordados temas como sigilo e confidencialidade das informações, privacidade, acesso à informação, direito a acompanhante. As instrutoras serão as assistentes sociais Dandara Correia e Andréa Uchôa.

O público-alvo são profissionais das diferentes áreas do conhecimento que atuam no HULW, além de funcionários da portaria e recepção, além de responsáveis técnicos e chefias indicados pela Gerência de Atenção à Saúde. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol nutricionista dá dicas de alimentos vilões e aliados

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya