HU de João Pessoa realiza campanha Novembro Roxo com foco na conscientização da prematuridade



Nos dias 17 e 18 de novembro, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) vai realizar uma atividade educativa para conscientizar e orientar profissionais e usuários da instituição sobre a prematuridade. A programação está sendo organizada pela Comissão de Aleitamento Materno (Coame), para marcar o Novembro Roxo no hospital-escola. Em 2022, o tema global do Dia Mundial da Prematuridade é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. 

“Novembro é considerado mundialmente o mês de conscientização e de alerta sobre a prematuridade. A campanha do “Novembro Roxo” acontece durante todo o mês, mas concentra suas ações principalmente no dia 17, quando se comemora o Dia Mundial da Prematuridade”, explica a nutricionista Janine Maciel Barbosa, presidente da Coame. “A escolha da cor roxa simboliza a sensibilidade que o recém-nascido prematuro possui e a individualidade que seu acompanhamento necessita”, afirma. 

“A ideia de realizar atividades em alusão ao Novembro Roxo surgiu com o propósito de marcar, na nossa instituição, ações direcionadas à sensibilização de profissionais e usuários sobre os cuidados com os prematuros”, acrescenta Janine Maciel. 

Sobre o tema do Novembro Roxo este ano, a presidente da Coame ressalta que o contato pele a pele entre a mãe e o bebê prematuro pode acarretar diversos impactos positivos para o bebê. “Dentre eles, controle fisiológico, controle da temperatura corporal, regulação do estado comportamental, incentivo ao vínculo mãe-bebê e incentivo à amamentação”.

PROGRAMAÇÃO - No HULW, as ações para marcar a campanha começam a partir da próxima semana, com ornamentação da Utin (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e da Ucin (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal), na cor roxa, em alusão ao mês da prematuridade. No dia 17, haverá uma recepção aos funcionários no hall dos elevadores. Serão afixados banners e balões no ambiente e haverá distribuição de material educativo e laços na cor roxa. Já no dia 18, a programação é voltada aos usuários, com realização de oficina, com as mães de recém-nascidos de alto risco internados na UTIN e UCIN, e de ação educativa com pacientes do ambulatório follow-up.

O QUE É BEBÊ PREMATURO

É considerado prematuro o bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação. Conforme Janine Maciel, “o nascimento prematuro representa um grande desafio para os serviços de saúde, sendo um assunto de extrema importância em todo o mundo, por se tratar da causa mais importante de morte neonatal”.

A presidente da Coame esclarece que, além das repercussões clínicas, tais como hipotermia, hipoglicemia, dificuldade respiratória, apneia, icterícia e dificuldades de alimentação, existem ainda as implicações econômicas, uma vez que a assistência ao prematuro demanda cuidados de maior complexidade. 

Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol nutricionista dá dicas de alimentos vilões e aliados

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya