HULW realiza capacitação voltada para profissionais da enfermagem de hospitais da Ebserh na Paraíba
![]() |
Comunicação HULW |
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar no próximo mês o “Curso de atualização em processamento de produtos para saúde em centro de material e esterilização (CME)”. A capacitação será on-line, entre os dias 5 e 26 de setembro, e os interessados podem se inscrever no período de 22 a 26 de agosto. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas para profissionais de enfermagem.
Conforme a coordenação do curso, a capacitação é voltada a profissionais de enfermagem dos três hospitais universitários vinculados à Ebserh no Estado: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) e Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB-UFCG). Estão reservadas 100 vagas para profissionais do HULW; 50 vagas para a equipe de enfermagem do HUAC; e mais 50 para os colaboradores do HUJB.
Melhorias na qualidade do serviço
“Trata-se de um curso de atualização em processos relacionados ao Centros de Material e Esterilização. Anualmente, segundo legislação específica (RDC 15/2012) é necessário capacitar os colaboradores dos CMEs em processos específicos relacionados às rotinas das atribuições do serviço”, explica Sandra Martins, chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado (UBCME).
A gestora acrescentou que a capacitação busca manter a qualidade do serviço ofertado bem como faz parte da promoção da segurança do processo cirúrgico, que é a meta 4 das Ações de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. “Também será abordado o assunto Qualidade em Serviço e Gestão por Indicadores, que é uma prática que vem sendo implantada no Hospital Universitário dentro de todos os setores, incluindo a UBCME”, complementa Sandra Martins.
O “Curso de atualização em processamento de produtos para saúde em centro de material e esterilização (CME)” conta com suporte da enfermeira responsável pelo apoio técnico da CME do HULW e demais enfermeiras do quadro do setor que, juntamente com a chefia, irão ministrar as palestras que integram o conteúdo da capacitação.
UC HULW
Comentários
Postar um comentário