Cirurgia de câncer colorretal também pode ser realizado no Hospital Municipal Santa Isabel




Terceiro tipo de câncer mais frequente em homens, após o de próstata e o de pulmão, e o segundo entre as mulheres, após o câncer de mama, o câncer colorretal é uma realidade dura para quem recebe o diagnóstico positivo para a doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano, há 34.280 novos casos de câncer colorretal, dos quais 15.415 se encaminham para óbito. Em João Pessoa, o serviço de referência para cirurgia desses casos é também encontrado no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Conforme o Inca, ao todo, 16.660 homens e 17.620 mulheres são diagnosticados todo ano com a doença. 

De acordo com o coloproctologista e chefe do serviço no HMSI, Alberto Marinho, a estrutura da unidade conta cinco médicos, quatro residentes e tem o apoio de colonoscopistas e gastroenterologistas. 

O hospital atende cerca de 1300 pacientes por mês, portadores de hemorroidas, fístulas, fissuras, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), doenças inflamatórias do intestino, câncer intestinal e com colostomia, sendo referência no tratamento destas doenças.

Alberto Marinho explicou que o câncer de cólon, também conhecido como colorretal ou câncer de intestino, são rumores que surgem no intestino grosso, reto e ânus. Na maioria das vezes se originam de pólipo e surge principalmente em pessoas com mais de 50 anos. 

O coloproctologista adiantou que entre os sintomas principais estão a dor no abdômen, alterações do ritmo intestinal (prisão de ventre alternado com diarreia), perda de sangue junto com as fezes, perda de peso e anemia. “Ao surgirem esses sintomas, o médico com uma simples consulta e a solicitação de exames laboratoriais pode chegar a uma suspeita diagnóstica e solicitar uma colonoscopia”, informou.

Ele lembrou que em pacientes sem sintomas, pode iniciar o rastreamento do câncer intestinal com a pesquisa do sangue oculto nas fezes.

O chefe do serviço de coloproctologia do HMSI adiantou que o paciente para ser atendido na unidade precisa procurar o PSF de João Pessoa ou de qualquer cidade da Paraíba, que em contato com a regulação da Secretaria de Saúde de João Pessoa agendará a consulta para um dos médicos do serviço.

Segundo o médico, são realizadas cerca de 12 cirurgias e 20 colonoscopias por semana no Hospital Municipal Santa Isabel.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol nutricionista dá dicas de alimentos vilões e aliados

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya