Paraíba já soma quatro doações de múltiplos órgãos no mês de março



A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na segunda-feira (28), a quarta doação de órgãos do mês de março. Esse é o segundo procedimento em menos de 72 horas. O Estado já contabiliza esse ano a realização de 79 transplantes, sendo 51 de córneas, dois de coração, 17 de rins e nove de fígado.

Dessa vez o doador foi um homem de 25 anos que estava internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. A doação só ocorreu após a permissão da família. Como forma de agradecimento, os profissionais da unidade fizeram um corredor humano, para o cortejo da vida, quando o paciente foi transferido da UTI para o centro cirúrgico.

Foram doados fígado, rins e córneas. Todos os receptores são paraibanos. O fígado foi implantado em um homem de 74 anos, o rim direito, em uma mulher de 37 anos e o rim esquerdo, em outra mulher, de 39 anos. As córneas primeiro passam por uma avaliação no Banco de Olhos, para depois serem transplantadas.

“O aumento significativo da autorização familiar reflete a sensibilização da população a respeito do tema. O resultado conquistado pela Paraíba é fruto da soma de esforços feitos por toda a equipe da Central de Transplantes, com total apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, observa a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Ainda aguardam na fila de espera por um órgão 495 paraibanos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol nutricionista dá dicas de alimentos vilões e aliados

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya